A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, do Bairro Forquilhinha, em São José, começou operar a nesta semana com o sistema Point Of Care (POC). Popularmente conhecido como testes laboratoriais remotos ou testes rápidos, o POC é um termo que denomina uma série de tecnologias de cuidado no ponto de atenção, permitindo a testagem para doenças ou substâncias específicas de forma ágil e sem a necessidade de uma estrutura cara e imobilizada de laboratório de análises clínicas. “Mesmo no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com uma boa gestão é possível implementar tecnologias sem aumento significativo de custos”, destaca a diretora técnica da unidade, Maria Simone Oliveira.
Com o uso desta tecnologia, por exemplo, um exame que busca marcadores cardíacos no sangue como a troponina, que, de forma tradicional, leva até três horas para revelar o resultado, no POC levará até 15 minutos, explicou a médica. A UPA iniciou a utilização destes equipamentos com três tipos de exames. Os pacientes que precisam realizar o teste de troponina são conduzidos até a sala de Point of Care, onde é coletada uma pequena amostra de sangue e analisada no aparelho que dá o resultado em 15 minutos.
Graças à rapidez de resultados, os testes podem acelerar a tomada de decisões dos profissionais de saúde. “No caso de um paciente que chega com suspeita de infarto, teremos mais agilidade no diagnóstico e consequente transferência ao hospital de referência, o que é um grande e valioso avanço”. Tempo é vida e a diretora técnica comemora.
Avaliada no começo de 2019 pelo Ministério da Saúde como uma das cinco melhores do país, a UPA 24 Horas Forquilhinha é administrada pelo Ideas, em parceria com a Secretaria de Saúde de São José, na região metropolitana de Florianópolis, desde a inauguração, em dezembro de 2017.