Mais economia, menos lixo ambiental e melhor iluminação para todos. Agora é assim a rotina da UPA 24h do Bairro Boqueirão, em Canoas (RS), administrada pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com a prefeitura local. A empresa Vitális Energia Eficiente encerrou na quarta-feira, 13, a troca de lâmpadas fluorescentes por outras de LED tubular, mais econômicas e com menores danos ao ambientais.
Sem custo algum para a unidade, foram instaladas 267 lâmpadas de LED novas em 133 pontos de luz. “Foi uma economia na base de R$ 8 mil a R$ 10 mil em material e mão-de-obra, além da expectativa de reduzir os custos de manutenção e da nossa conta de luz em pelo menos 30%”, comentou José Celso Viegas, encarregado de manutenção da UPA.
A ação foi deflagrada em setembro do ano passado, quando Viegas tomou conhecimento do Projeto de Eficiência Energética (PEE), desenvolvido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e distribuidoras de energia do país, e enviou à Vitális um projeto de sustentabilidade e redução de energia para a UPA. “De forma resumida é possível dizer que todas as distribuidoras de energia são obrigadas a devolver 0,5% do faturamento líquido em projetos de eficiência energética”, contou José Celso Viegas. Em parceria com a Rio Grande Energia (RGE), distribuidora responsável pelo serviço de distribuição de energia elétrica em Canoas, e com a Esco, empresa de eficiência energética, foi feito um levantamento das necessidades e instalações e elaborado um projeto de iluminação sustentável para a unidade.
Diferenças
As lâmpadas de tecnologia LED são 80% mais eficientes e permitem uma economia de até 50% no consumo de energia se comparadas às fontes de luz tradicionais. A redução no consumo, consequentemente, diminui a necessidade de geração, transmissão e distribuição de energia; permite a fabricação de equipamentos de menor potência na transformação, bem como requer sistemas de refrigeração menos potentes nos ambientes internos. Além disso, diferente das lâmpadas tradicionais, as LEDs não contêm elementos tóxicos que contaminam o meio ambiente quando dispostos em aterros comuns.
A troca dos equipamentos da UPA foi realizada ao longo desta semana. “Os méritos são de toda nossa equipe UPA Boqueirão que, de várias formas, abraçou a ideia de diariamente fazer economia eficiente para que possamos viver em um mundo melhor sem agredir o meio ambiente de nosso planeta”, comemorou Viegas. “Não desperdiçar água, economizar energia e separar o lixo são ações simples, mas importantes demais para o meio ambiente e para nós”, acrescentou.