A preocupação da população com a alimentação saudável vem aumentando, pensando nisso o HMISC implementa a sua horta 100% orgânica, com alimentos livres de agrotóxicos e adubos químicos.
Com uma força-tarefa que incluiu trabalho voluntário da diretoria do hospital e da coordenadora Operacional do HMISC, Flávia Bombazaro e dos vereadores Tita Belloli e Paulo Ferraresi, que acreditaram nessa ideia e não mediram esforços para a materialização da horta.
Ao promover a sustentabilidade sob o viés ambiental, com uma plantação que não utiliza aditivos químicos, a unidade também se volta para o viés econômico, já que a produção local ajuda a diminuir os custos que o HMISC tem com a aquisição de gêneros alimentícios.
A horta orgânica foi o primeiro programa desenvolvido pelo HMISC voltado à Sustentabilidade. Na horta é produzida uma grande diversidade de alimentos como Alface crespa e Americana, Beterraba, Couve Manteiga, Rabanete, Cenoura, Espinafre, Hortelã, Rúcula, Radiche são alguns exemplos do que é diariamente colhido e utilizado nas refeições de pacientes e colaboradores.
Para evitar que pragas prejudiquem a plantação, é utilizado um defensivo natural, feito através da extração dos óleos essenciais das sementes e dos frutos do neem. Seu uso foi descoberto na Índia, onde é utilizado até os dias atuais na fabricação desde cosméticos até de remédios.
Quanto ao adubo utilizado na horta, é orgânico, produzido no próprio hospital, por meio de compostagem, com cascas de frutas, pó de café, cascas de ovos e sobra de verduras descartadas pela cozinha da unidade. “O reaproveitamento das sobras de resíduos orgânicos e sua transformação em adubo para a horta caracteriza um ciclo sustentável, benéfico ao meio ambiente, economicamente viável à organização e ainda proporciona saúde aos usuários e funcionários”, declara Thiago Bratti, Engenheiro Ambiental Responsável.
Como o engenheiro menciona, o projeto de uma horta 100% orgânica forma um ciclo com uma série de benefícios para nós e o meio ambiente. Um deles é a compostagem que favorece o descarte sustentável, o que diminui a quantidade de lixo encaminhada para os aterros e reduz o custo de coleta e transporte.
Essa horta é um exemplo da união e do voluntariado, onde todos fazem sua parte por um bem maior. Em nome do IDEAS e do HMISC, gostaríamos de agradecer a participação de todos envolvidos neste projeto desde o seu início até a sua concretização.