Com estrutura completa para oferecer o melhor atendimento para a parturiente e o bebê, o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), administrado pelo Ideas em parceria com o governo do Estado, vem contribuindo para a queda da mortalidade infantil em Criciúma desde que, em dezembro de 2018, passou a ser referência para nascimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).
Segundo dados preliminares da Vigilância Epidemiológica do município, a taxa de mortalidade infantil em Criciúma caiu de 9,5 em 2018 para 6,9 em 2019. No Estado, o índice chega a 9,87. O cálculo é feito a partir do número de óbitos de menores de um ano por mil nascidos vivos.
A queda coincide com a nova realidade do Hospital Santa Catarina, que em 1º de dezembro de 2018 inaugurou novas alas e passou a oferecer serviços completos de maternidade e obstetrícia. O primeiro parto desta nova fase foi realizado no dia 17 daquele mês. De dezembro de 2018 a dezembro de 2019 foram realizados 2681 partos, entre normais e cesáreas, no hospital, com 2699 crianças nascidas.
“Todo o parto, mesmo cesariana, pode ser considerado humanizado, não só aquele que é feito na água. O parto humanizado é todo aquele que é feito com acompanhante, que está dentro de nosso hospital, quando tudo que é feito tem a concordância da paciente, tudo isso é humanização inclusive nas cesáreas”, esclarece a enfermeira obstetra e chefe da maternidade do Santa Catarina, Rita de Cássia Cizeski Pagani.
Centro
O centro obstétrico do Hmisc conta com banheira, banco obstétrico, chuveiro, bola e cavalinho, além de camas PPP (pré-parto, parto e pós-parto). “Aqui no Hmisc o nosso número de acompanhantes nos partos é de 100%. Todas as mulheres têm acompanhantes e nada é feito, nenhuma intervenção, sem ela estar de acordo”, acrescenta Rita. Toda essa estrutura e assistência são oferecidas às pacientes por meio do SUS e impactam em uma saúde melhor para a mãe e para o bebê. Nos últimos dois anos, nenhuma morte materna foi registrada em Criciúma.