O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) venceu a licitação realizada pelo governo do Estado do Rio de Janeiro e vai assumir a gestão, operacionalização e execução dos serviços de saúde do Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), da cidade de Nova Iguaçu, na região da Baixada Fluminense, que será inaugurado neste sábado (3). O resultado final do processo foi publicado no Diário Oficial do RJ de quarta-feira, dia 31.
Organização social com sede em Florianópolis (SC), o Ideas já administra no Rio de Janeiro o Hospital Regional Dra. Zilda Arns, em Volta Redonda; o Hospital Estadual Alberto Torres e a UPA do Colubandê, em São Gonçalo; e Hospital Estadual Prefeito João Batista Caffaro, em Itaboraí, além de participar da gestão de RH da UPA Infantil Agda Maria, em Angra dos Reis.
Em www.ideas.med.br/trabalhe-conosco estão abertos 23 editais para captação de talentos para o Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz. As inscrições de interessados podem ser feitas até segunda-feira, dia 5, e os resultados da classificação serão divulgados a partir do dia 12 no mesmo link.
O Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, também chamado de Hospital Modular, tem capacidade para 300 leitos e, no primeiro momento, vai operar com 150 leitos, sendo 90 de enfermaria e 60 de UTI. Todos destinados ao tratamento de pacientes de covid-19. Após a pandemia, a unidade inicialmente será utilizada como leitos de retaguarda para a Baixada Fluminense. A unidade recebeu o nome em homenagem ao médico Ricardo Cruz, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço que faleceu em 2020, aos 66 anos, vítima da covid-19.
Além do Rio de Janeiro, o Ideas também faz a gestão de unidades de saúde em Santa Catarina, no Paraná e no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, o Ideas administra a UPA Forquilhinha, em São José; o Hospital de Caridade de Jaguaruna; e o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, em Criciúma, além do RH do Ilha Hospital, em Florianópolis. No Rio Grande do Sul, a organização é responsável pelas UPAs Cohab C e Moradas, em Gravataí, e pelo sistema de saúde pública do município de São Leopoldo, e também atua no Hospital Centenário, na mesma cidade. No Paraná, faz a gestão da UPA Santa Paula, em Ponta Grossa.