Nesta quarta-feira, dia 18 de janeiro, o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS), organização social com atuação na área da saúde, está completando sete anos de existência. Da primeira sede, uma pequena sala no andar térreo de um sobrado no Bairro Canto, em Florianópolis, até hoje, o IDEAS transformou-se em uma organização geradora de empregos e salvadora de vidas, de atuação nacional e reconhecida na sociedade.
A assembleia de fundação e de definição do estatuto ocorreu às 10h do dia 4 de janeiro de 2016 no endereço da primeira sede e reuniu o grupo de pessoas que criou o IDEAS. O dia 18 é adotado como o oficial de fundação porque foi a data em que a ata da assembleia foi reconhecida e registrada no Cartório de Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas da Capital catarinense.
O crescimento da organização fez o IDEAS mudar de endereço, e hoje a matriz corporativa ocupa amplas salas no nono andar de um prédio no Bairro Estreito, em Florianópolis, além dos endereços das filiais administrativas nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), de São Paulo (SP) e de São Leopoldo (RS), que atuam como apoio nos respectivos estados onde a organização atualmente está posicionada.
UNIDADES
Hoje, o IDEAS administra, em parceria com o Poder Público estadual ou municipal, 11 hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Rio de Janeiro e de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul faz a gestão do sistema básico de saúde do município de São Leopoldo, na região metropolitana da capital Porto Alegre. Somente nas UPAs e hospitais de Santa Catarina e do Rio de Janeiro foram feitos, de janeiro a novembro do ano passado, 1.369.810 atendimentos clínicos, 494.954 exames e 28.487 procedimentos cirúrgicos – incluindo partos, como os 2.740 realizados no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, de Criciúma (SC). Os números não incluem o mês de dezembro porque ainda não constavam no sistema DataSUS até a produção deste texto.
Além disso, o IDEAS faz a administração de recursos humanos do Hospital Centenário, de São Leopoldo; do Ilha Hospital e Maternidade, de Florianópolis (SC); e da UPA Infantil Agda Maria e do Samu, de Angra dos Reis (RJ). E no segundo semestre do ano passado ingressou no estado de São Paulo ao vencer contratos do Governo paulista para gerenciamento do Serviço de Urgência e Emergência do Pronto Socorro Adulto e Pediátrico do Hospital Geral de Taipas Kátia de Souza Rodrigues e para 20 leitos de UTI Neonatal do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, ambas localizadas na capital São Paulo.
COLABORADORES
No total são 5.099 colaboradores contratados em regime de CLT – um número 5,8% superior ao verificado nesta mesma época do ano passado, quando eram 4.820 funcionários. No momento, mais de 30 editais para captação de talentos estão em andamento no site do IDEAS em www.ideas.med.br/trabalhe-conosco. “Orgulho de ser IDEAS”, diz a gestora de RH, Natália Pacheco. “Orgulho de pertencer”, acrescenta Julio Lucena. “Parabéns ao grupo IDEAS. Gestão de primeira”, escreveu o assistente de faturamento Léo Veiga.
RECONHECIMENTOS
O reconhecimento vem de dentro e de fora. Em dezembro do ano passado, os hospitais Alberto Torres, em São Gonçalo; João Batista Cáffaro, em Itaboraí; Roberto Chabo, em Araruama; Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu; Zilda Arns, em Volta Redonda; o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, na Capital; e a UPA do Colubandê, também em São Gonçalo, todos administrados pelo IDEAS em parceria com o Governo do Rio de Janeiro, foram premiados no 11º Seminário de Boas Práticas e Solenidade de Certificação da Autoavaliação da Gestão – CICLO 2022 do Programa de Excelência em Gestão (PEG) da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Parabéns! Vocês merecem todas homenagens. Muito bom ter um atendimento pelo SUS com essa competência. Continue com esse comprometimento com o atendimento”, parabenizou Eliane Trindade, moradora de São Gonçalo (RJ).
Também em dezembro passado, o IDEAS foi reconhecido com o “Título de Utilidade Pública Estadual” pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O título é concedido por lei a entidades constituídas na forma de pessoas jurídicas de direito privado, com fins não econômicos, que desenvolvam no âmbito do Estado atividades de interesse coletivo, com o objetivo de promover, entre outros itens, saúde gratuita. Além disso, entre outros vários requisitos previstos pela lei nº 18.269, de 9 de dezembro de 2021, que dispõe sobre a concessão e a manutenção do título no âmbito do Estado de Santa Catarina, as entidades reconhecidas deverão prestar serviços de natureza relevante e de notório caráter comunitário e social. “O ano de 2022 foi bom para o IDEAS, mas 2023 será ainda melhor”, adianta o diretor executivo Sandro Demetrio.
AS UNIDADES
SANTA CATARINA
Hospital de Caridade de Jaguaruna
Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, de Criciúma
UPA Forquilhinha, de São José
Ilha Hospital e Maternidade, de Florianópolis
UPA Bela Vista, em Palhoça
RIO DE JANEIRO
Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo
UPA do Colubandê, em São Gonçalo
Hospital Estadual Prefeito João Batista Cáffaro, em Itaboraí
UPA Infantil Agda Maria, em Angra dos Reis
Samu, em Angra dos Reis
Hospital do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda
Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu
Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama
Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no Rio de Janeiro
RIO GRANDE DO SUL
Sistema de saúde pública primária de São Leopoldo, Samu e Hospital Centenário de São Leopoldo
São PAULO
Serviço de Urgência e Emergência do Pronto Socorro Adulto e Pediátrico do Hospital Geral de Taipas Kátia de Souza Rodrigues
20 leitos de UTI Neonatal do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros