No dia 21 de outubro, o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) passou a gerenciar oficialmente, em parceria com a prefeitura local, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Leopoldo, município da região metropolitana de Porto Alegre, capital gaúcha.
Além de garantir a atuação de profissionais em substituição a funcionários aposentados ou que se exoneraram, o Ideas se encarregará de serviços administrativos e operacionais. Com a parceria, a prefeitura estima uma economia de R$ 2 milhões por ano.
O grupo de novos trabalhadores se apresentou na quinta-feira, 17, na Escola de Gestão Pública (EGP) do Centro Administrativo da prefeitura. Até o dia 18, o funcionários conheceram o funcionamento do Ideas e da rede pública de saúde para a partir daí tomarem seus postos nas unidades.
Uma equipe da sede administrativa do Ideas, em Florianópolis, participou da integração dos colaboradores, entre eles a gerente administrativa que será responsável pelo projeto em São Leopoldo, Natália Moraes; o gerente de RH, Élcio Rodrigues Júnior, a analista de Departamento Pessoal, Débora de Abreu; e o gerente de Projetos do Ideas, Danilo Pavarine.
Na quinta-feira, diante dos novos contratados, o prefeito Ary Vanazzi afirmou que o novo modelo de gestão será um avanço no setor público. “É uma experiência nova, um avanço. Observamos o êxito desse tipo de parceria em outros municípios e optamos por trazer a São Leopoldo”, explicou. Vanazzi pediu especial dedicação com a população mais carente. “Vocês podem discordar do chefe, da administração, mas não descuidem do povo. Tratem as pessoas com carinho. Quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS) merece nossa atenção. Tratar bem as pessoas é um grande passo para a solução de qualquer problema”, reforçou.
O secretário municipal da Saúde, Ricardo Charão, afirmou que o diálogo será permanente com usuários e trabalhadores. “Nossa proposta é de diálogo sempre. Vocês estão na ponta do serviço público, podem nos trazer sugestões e demandas”, salientou.
A Secretaria da Saúde aposta na melhoria dos serviços por conta da agilidade na contratação e movimentação de recursos humanos, na compra de insumos e na realização de contratos.
Como funciona
O Ideas foi contratado po meio de processo licitatório de Chamamento Público. De acordo com o contrato celebrado com a prefeitura, a entidade passa a gerenciar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde nas equipes de atenção básica e equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e da Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (EMAD).
A gestão dos serviços nas unidades ficará a cargo do Ideas, que contará também com a atuação dos servidores públicos já lotados nas unidades. Não haverá perda de nenhum direito nem demissões. Apenas reposição de vagas em aberto.
#Ideas #institutoDeDesenvolvimentoEnsinoEAssistênciaÀSaúde
#GestãoHumanizada #SãoLeopoldo