No próximo dia 1º de agosto, o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) completa um ano à frente da gestão, em parceria com a prefeitura de Canoas, da UPA Carlos Giacomozzi, mais conhecida como UPA Boqueirão 24h, localizada no Bairro Guajuviras na cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. No período, o trabalho foi intenso, as mudanças foram muitas e o retorno do público, além da expectativa.
“Apaixonada pelo atendimento destes profissionais!”, comentou a paciente Lilian Lindenau Gluge no dia 22 de maio. “Desde a higienização perfeita, a recepção rápida, equipe de enfermagem eficiente, bons médicos, todos com atendimento humanizado e com um alto astral! Equipe entrosada! Vi por várias vezes o esforço e a união da equipe para confortar e ajudar no tratamento dos pacientes! Obrigado pelo atendimento maravilhoso dado! Que Deus abençoe muito cada um deles e suas famílias!”, acrescentou Lilian, que é cabeleireira e em 2019 foi a vencedora do Prêmio Tesoura de Ouro – edição RS.
Desde os primeiros dias de contrato, o Ideas, organização social com sede em Florianópolis (SC), apostou em investimentos na qualidade da estrutura e do atendimento na unidade para torná-la uma referência no país como a UPA Forquilhinha, de São José (SC), administrada desde a inauguração, em dezembro de 2017, pelo Ideas e em 2019 reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma das cinco melhores do país. A situação na UPA Boqueirão até então era de muitas dificuldades, conforme constatou o diretor do Sindicato dos Médicos do RS (Simers), Marcos Rovinski, em visita feita à unidade no dia 1º de julho de 2019.
Já em setembro foi iniciado na UPA o processo de implantação do sistema informatizado da unidade, que centralizou as informações dos pacientes, aumentando a produtividade e a agilidade nos atendimentos. E 2020 começou com a equipe desfilando novos uniformes. Mais do que mudança e padronização no vestuário foi uma forma de os pacientes identificarem os profissionais, com cores distintas para os diferentes setores.
Em fevereiro foi trocado todo o sistema de iluminação da unidade, com a substituição das lâmpadas fluorescentes por outras de LED tubular, mais econômicas e com menores danos ambientais. Em parceria com uma empresa privada e sem custo algum para a unidade, foram instaladas 267 lâmpadas de LED novas em 133 pontos de luz. Nas contas, o resultado foi uma economia de cerca de 30% nos custos de manutenção e da conta de luz da UPA.
Pandemia
Veio então a pandemia do novo coronavírus – e mais uma vez o reconhecimento da sociedade, quando empresas locais passaram a enviaram lanches acompanhados de mensagens de apoio e agradecimento aos profissionais da saúde da UPA Boqueirão. “Se cada um de nós fazer sua parte, todos sairemos mais forte” ou “Parabéns por escolherem essas profissões e muito obrigada por dedicarem suas vidas para salvarem as nossas”, diziam alguns dos bilhetes.
No período de 1º de agosto de 2019 a 23 de julho de 2020, pelo levantamento mais recente, a UPA, com seus 85 funcionários, realizou 63.402 atendimentos – uma média de 5.303 por mês, 177 ao dia. A maior parte classificados pela Escala Manchester como “pouco urgente” (45,9 mil casos) ou “urgente”, (10,1 mil). Além disso, foi realizada uma média mensal de 2067 exames laboratoriais e de 138 raio-x.
Paralelo à UPA, o Ideas desde maio também vem administrando um dos hospitais de campanha instalados pela prefeitura – a unidade foi implantada ao lado da unidade de pronto-atendimento para reforçar o combate à pandemia da covid-19 no município. Com 52 colaboradores, o hospital faz em média 93 atendimentos por dia e, por mês, 3,7 mil exames laboratoriais e 276 de raio-x. “Parabéns pelo excelente trabalho! Como morador, eu só tenho a agradecer pelos serviços prestados”, comentou o engenheiro de segurança do trabalho, Sandro Duarte Azevedo.
“Não poupamos esforços e creio que podemos fazer ainda melhor nos próximos anos”, projeta o superintendente do Ideas, Sandro Demetrio. Além das unidades de Canoas, o Ideas hoje também faz a gestão de serviços de saúde em São Leopoldo e em outras cidades de Santa Catarina e do Rio de Janeiro.