O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS) completa neste sábado, dia 18, nove anos de gestão em saúde pública. Com sede administrativa no Bairro Estreito, em Florianópolis (SC), o IDEAS hoje atua em nove estados de todas as regiões do Brasil.
Há cinco anos, em janeiro de 2020, o IDEAS somava 2 milhões de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e cerca de 1,1 mil funcionários em unidades de saúde de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia. Hoje são 20 milhões de atendimentos pelo SUS e mais de 15 mil funcionários. Além de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, o IDEAS agora também está no Paraná, em São Paulo, no Mato Grosso, no Ceará e, a partir do último dia 1º de janeiro, no Amazonas e no Pará. “Desde sua fundação, o IDEAS tem se destacado pela gestão eficiente e pela busca constante de inovações que ampliem o acesso aos SUS e melhorem a qualidade dos atendimentos à população”, observa o diretor executivo, Sandro Demetrio.
Avanços
Se no aniversário de quatro anos, o IDEAS administrava 10 contratos, hoje são mais de 30 projetos, desde unidades básicas de saúde (UBSs), UPAs 24h e Samus até hospitais de pequeno, médio e de grande porte e de referência internacional, como o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no Rio de Janeiro. Organização social sem fins lucrativos, os projetos são geridos em parceria com os poderes públicos municipal, estadual e federal. Por mês, o IDEAS administra R$ 154 milhões em recursos oriundos de prefeituras, Estados e União. “Esses números reforçam a relevância do Instituto na gestão de saúde pública no Brasil e o seu compromisso com a inclusão e a eficiência no atendimento à população”, destaca o diretor Sandro Demetrio.
Para 2025, a meta é superar os 25 mil colaboradores e ultrapassar a marca de R$ 250 milhões administrados mensalmente em recursos públicos. “O crescimento também virá da oferta de novos serviços, otimizando recursos para os gestores públicos, reduzindo a complexidade administrativa e desenvolvendo inovações voltadas à implementação de estratégias de saúde integral”, observa Demetrio.
Novos projetos
Hoje, o Instituto está habilitado a atuar em mais de 120 municípios de 13 estados brasileiros. Em fevereiro, o IDEAS acrescenta ao portfólio de contratos a gestão da UPA 24h Central de Caxias do Sul (RS), segunda maior cidade gaúcha, com 460 mil habitantes. Hoje, 80% das UPAs administradas pelo IDEAS possuem certificação ONA de qualidade. Somente em outubro passado, o IDEAS conquistou seis certificações para UPAs que administra em quatro estados em parceria com prefeituras. Para ser acreditada, a unidade precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA e reconhecidos internacionalmente. “É esse tipo de serviço de qualidade que o IDEAS pretende implementar na UPA Central de Caxias”, ressalta diretor executivo do IDEAS.
Ao mesmo tempo que amplia presença no território brasileiro, o IDEAS também busca espaço internacional, principalmente nas nações integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). “O objetivo é trocar experiências, desenvolver novas habilidades e compartilhar as melhores práticas adquiridas no Brasil com países da América Latina e da África, promovendo um intercâmbio técnico que enriquece tanto os países parceiros quanto o próprio IDEAS”, relata Sandro Demetrio.
Em janeiro, o IDEAS realizou a primeira capacitação internacional de saúde. De forma remota, foi promovido um treinamento de uma hora de duração que envolveu cerca de 25 profissionais, entre médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem do Ministério da Saúde, do Centro Pediátrico Renato Grande, do Hospital Simão Mendes e de outros órgãos de saúde da capital Bissau, além de 45 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Ba Biague, também da capital.
“Neste início de 2025, o IDEAS reafirma sua missão de transformar a saúde pública no Brasil e, agora, além das fronteiras, contribuindo para uma saúde mais acessível, inclusiva e de qualidade para todos”, reforça o diretor executivo Sandro Demetrio.