O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), organização social com atuação na área da saúde e sede em Florianópolis (SC), assume nesta sexta-feira, dia 11, a gestão, operacionalização e execução dos serviços de saúde do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Ideas foi definido como gestor da unidade ao vencer edital de licitação lançado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Inaugurado em 2013, o Instituto Estadual do Cérebro (IEC) Paulo Niemeyer é referência internacional em neurocirurgia de alta complexidade e também uma importante instituição de ensino e pesquisa. O IEC, que atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), é o primeiro centro do país voltado ao tratamento de doenças neurocirúrgicas do sistema nervoso central, como tumores, doenças vasculares e doença de Parkinson. Paulo Niemeyer, que empresta o nome ao hospital, foi um reconhecido neurocirurgião brasileiro que viveu entre os anos de 1914 e 2004 no Rio de Janeiro. Em 1945, introduziu no Brasil angiografia cerebral e a radiografia das artérias cerebrais. Ao longo dos anos foi testemunha e agente da evolução da medicina do século 20.
Localizado no Centro da capital fluminense, o Instituto Estadual do Cérebro é uma unidade referenciada, ou seja, não possui atendimento a urgências e emergências. Os pacientes devem ser encaminhados pelo posto de saúde ou clínica da família municipal via Central Estadual de Regulação. A unidade conta com 44 leitos de UTI adulto e pediátrico, quatro centros cirúrgicos e mais de 900 profissionais atendendo pelo SUS, sendo mais de 200 médicos.
Parcerias
No Rio de Janeiro, em parceria com o Governo do Estado, o Ideas hoje faz a gestão, operação e execução de serviços de saúde dos hospitais Dra. Zilda Arns Neumann, de Volta Redonda; Roberto Chabo, de Araruama; Dr. Ricardo Cruz, de Nova Iguaçu; Pref. João Batista Cáffaro, de Itaboraí; e Alberto Torres, de São Gonçalo, além da UPA do Colubandê, também em São Gonçalo. O IDEAS também está no Samu e na UPA Infantil Agda Maria, administrados pela prefeitura de Angra dos Reis.
Em Santa Catarina, o Ideas faz a gestão compartilhada com o governo catarinense do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, de Criciúma. Também administra o Hospital de Caridade de Jaguaruna, em parceria com a prefeitura local; a UPA Forquilhinha com a prefeitura de São José, e a UPA do Bela Vista com o município de Palhoça. No Rio Grande do Sul, a organização faz a gestão do sistema de saúde primária de São Leopoldo em contrato com a prefeitura local.