O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), organização social com atuação na área da saúde e sede em Florianópolis, fará a gestão de um dos quatro hospitais de campanha criados no município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A unidade foi inaugurada nesta quinta-feira, 14, pelo prefeito Luiz Carlos Busato e pelo secretário da Saúde, Fernando Ritter, e está situada ao lado da UPA Boqueirão, no Bairro Guajuviras, que também é administrada pelo Ideas.
A previsão de funcionamento do hospital de campanha é de 120 dias, mas poderá ser prorrogado conforme a duração da pandemia. A unidade conta com 52 funcionários e oferece 12 leitos e mais dois de UTI. A Prefeitura de Canoas foi uma das primeiras do Rio Grande do Sul a construir hospitais temporários para suprir a demanda de internações decorrentes do coronavírus e não sobrecarregar as estruturas já existentes. Além do hospital na UPA Boqueirão, também foram abertas unidades no complexo do Hospital Universitário, na UPA Rio Branco e no Hospital Nossa Senhora das Graças.
O Ideas hoje faz a gestão de unidades e sistemas de serviços de saúde em Santa Catarina, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Canoas é quarta maior cidade gaúcha, com mais de 325 mil habitantes. O hospital de campanha do município é o primeiro do gênero administrado pela organização social.
#Ideas #InstitutoDeDesenvolvimentoEnsinoAssistenciaÀSaúde #HospitalDeCampanha #Canoas #GestãoHumanizada