O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), organização social com atuação na área da saúde e sede em Florianópolis (SC), assume nesta segunda-feira (28) a gestão de dois sistemas hospitalares da rede estadual de saúde do Rio de Janeiro: o Complexo Estadual de Saúde Alberto Torres, em São Gonçalo, e o Hospital Regional do Médio Paraíba Dr.ª Zilda Arns Neumann, na cidade de Volta Redonda. Os dois somam aproximadamente 5 mil funcionários.
Atualmente o Ideas administra unidades e sistemas de saúde em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, no Paraná e no Rio de Janeiro, onde já atuava na cidade de Angra dos Reis. No atual governo fluminense, os hospitais Zilda Arns e Alberto Torres foram um dos poucos a seguir sob gestão de OS – os demais serão administrados por uma fundação vinculada à Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. A rede é formada por 18 unidades. “Vamos usar nossa expertise, capacidade e reconhecimento em gestão para contribuir com a transformação da saúde”, destacou o diretor executivo Sandro Demetrio, que na sexta-feira assinou os dois contratos.
O complexo da cidade de São Gonçalo, na Região Metropolitana da capital, envolve o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), o Hospital Estadual Prefeito João Batista Caffaro, o Centro de Trauma e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas São Gonçalo 1. Já o hospital Dra. Zilda Arns, em Volta Redonda, é o maior do interior do Estado fluminense.
Uma equipe do Ideas está no Rio de Janeiro fazendo a transição da gestão nos dois sistemas hospitalares. O Hospital Zilda Arns foi inaugurado no final de 2016 e atende a uma população de aproximadamente 1,2 milhão de pessoas de 12 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Volta Redonda, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Barra Mansa, Barra do Pirai, Quatis, Itatiaia, Pirai, Pinheiral, Porto Real e Valença). O nome da unidade é uma homenagem à médica pediatra e sanitarista catarinense Zilda Arns. Nascida na cidade de Forquilhinha, no Sul catarinense, foi fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, criada em 1983, juntamente com o cardeal arcebispo Dom Geraldo Majela Agnello. Dona Zilda faleceu em 12 de janeiro de 2010, quando fazia trabalho humanitário no Haiti, vítima do terremoto que matou milhares de pessoas no país.
O Complexo Estadual de Saúde Alberto Torres, em São Gonçalo, é destinado ao tratamento de urgências e emergências clínicas ou cirúrgicas. O Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) é uma unidade de média e alta complexidades aberto em dezembro de 1998.
Em Santa Catarina, o Ideas administra a UPA Forquilhinha, em São José; o Hospital de Caridade de Jaguaruna e o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, em Criciúma, além do RH do Ilha Hospital e Maternidade, em Florianópolis. No Rio Grande do Sul, o Ideas é responsável pelo sistema de saúde pública do município de São Leopoldo, na Grande Porto Alegre, e também atua no Hospital Centenário, na mesma cidade; no Paraná, assumiu neste ano a UPA Santa Paula, em Ponta Grossa; e no Rio de Janeiro faz a gestão da Upa Infantil Ada Maria, em Angra dos Reis.
Mais informações:
Facebook: @ideas.saude
Instagram: @ideas_saude
LinkedIn: ideas-saúde