Mais de 2,4 milhões de atendimentos e procedimentos realizados via Sistema Único de Saúde (SUS) à população de cinco estados brasileiros ao longo dos últimos cinco anos. Em números, poderia ser resumida assim a trajetória do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), fundado em 18 de janeiro de 2016. Mas mais do que números, o Ideas, desde a atenção básica até a alta complexidade, é humanização no atendimento, é foco no paciente e valorização das pessoas.
“Para nós do Ideas, humanização no atendimento em saúde não é conceito e não é expressão: é desafio aceito e praticado diariamente em cada um dos sistemas e de unidades hospitalares e ambulatoriais administradas por nossas equipes”, destaca o diretor executivo do Ideas, Sandro Demetrio.
Organização social sem fins lucrativos com sede administrativa no Bairro Estreito, em Florianópolis (SC), hoje o Ideas faz a gestão de sistemas e unidades de saúde pública em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, no Paraná e no Rio de Janeiro. Também já esteve na Bahia. Além disso, é responsável pela administração de Recursos Humanos em hospitais catarinense, gaúcho e fluminense. Apesar das dificuldades da saúde pública em 2020 em razão da pandemia de covid-19, o ano foi positivo para o crescimento do Ideas, que entrou no Paraná e consolidou forte presença no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina.
Dos bebês prematuros em UTIs do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, de Criciúma, e do Ilha Hospital e Maternidade, em Florianópolis, aos convalescentes do novo coronavírus nos hospitais Zilda Arns, de Volta Redonda, e Alberto Torres, de São Gonçalo, ou ainda nos atendimentos das UPAs 24h e no Samu, a missão do Ideas é preservar vidas. Em cinco anos de atividades, comemorados na segunda-feira, dia 18, as equipes do Ideas fizeram mais de 2,2 milhões atendimentos de urgência e 167,9 mil ambulatoriais, 25 mil internações, 7, 5 mil partos, 8 mil cirurgias e atendeu mais de 7,5 mil pessoas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Nesse cenário de humanização em saúde, o diagnóstico é facilitado e o médico responsável pode dar atenção ao histórico do paciente em vez de analisar resultados apenas no momento do atendimento”, completa o Sandro Demétrio. “Em parcerias com Estado e municípios estamos conseguindo oferecer serviços de saúde de melhor qualidade para a população”, ressalta. No último ano, o número de atendimentos e procedimentos prestados pelo Ideas aumentou 35%.
Anjos
“Eu passei a amar vocês demais. Vocês são anjos do céu. O hospital está de parabéns e só tenho que agradecer”, disse, emocionado, o ex-prefeito de Quatis, do Sul do Estado do Rio de Janeiro, José Laerte D’Elias, de 75 anos, ao ganhar alta após 10 dias internado no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns, de Volta Redonda, para tratamento da covid-19.
“Atendimento super atencioso com a nossa família”, comentou Inácio Zencke, pai do Gael, primeiro bebê nascido em 2021 no Ilha Hospital e Maternidade. “Minha filha Ágata foi atendida no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina com quase três meses de vida e só tenho a agradecer. Sou muito grata a toda a equipe do hospital. Deus abençoe suas vidas”, agradeceu Katia Leandro Kalr, da mesma forma que fez a comunidade dos arredores da UPA Forquilhinha, em São José, que em outubro do ano passado enviou 120 cartas de gratidão acompanhadas por bombons aos profissionais da unidade. “Queremos expressar nossa gratidão pelo excelente trabalho que vocês realizam. Desejamos de coração que esta mensagem traga conforto e que pessoas possam continuar exercendo seu trabalho com segurança e dedicação”, dizia o trecho de uma das mensagens.
Mais do que nunca, a saúde é uma das grandes preocupações das pessoas. Esta relevância faz com que política, ações e serviços de saúde assumam cada vez mais importância na agenda das sociedades contemporâneas. “Esta sempre foi a visão e a missão do Ideas. E estamos no caminho certo”, destaca o diretor executivo do Ideas.
Compromisso e responsabilidade
O Ideas hoje gera mais de 3,1 mil empregos em regime CLT. Somente no Rio de Janeiro são mais de 2,5 mil. “Trabalho no Hospital Regional Zilda Arns, de Volta Redonda, e estou muito feliz em fazer parte dessa organização social. Ela está investindo pesado em cursos pra gente”, contou a técnica de enfermagem Paloma Taha Diniz Puziol. “Orgulho de trabalhar para o Ideas no Hospital Estadual João Batista Caffaro”, declarou a técnica em segurança no trabalho Tatiane Santos. “Uma OS séria que respeita seus colaboradores. Tive o prazer de trabalhar com Ideas no nosso hospital da Japuíba em Angra dos Reis. Foram 9 meses de pagamentos realizados na data combinada. Continuem assim parabéns aos gestores da Ideas”, lembrou a ex-funcionária Andresa Goularth.
No último ano, o número de empregados aumentos 183% no Ideas, com cerca de 2 mil novos postos de trabalho. “Amo fazer parte desta equipe”, diz Bianca Teixeira Moraes Ferreira, de Angra dos Reis. “Feliz 2021 para todos dessa empresa maravilhosa. Muita paz, saúde e prosperidade. Continue sempre assim, com responsabilidade e compromisso com seus colaboradores”, disse Natália Pacheco, também de Angra.