O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS) encerrou na quarta-feira (9/8) a implantação do sistema de 156 monitores multiparâmetros e nove centrais de monitoramento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulta e pediátrica do Hospital do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda (RJ). O processo de implantação foi iniciado em janeiro e envolveu avaliação do cenário, com mapeamento dos locais; instalação de infraestrutura, treinamentos técnicos; configuração dos equipamentos e operação assistida dos aparelhos. O Ideas administra o hospital Zilda Arns em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Os monitores multiparâmetros são equipamentos que acompanham em tempo real a condição de saúde do paciente, informando a médicos e equipes de enfermagem o andamento do quadro clínico ao acompanhar sinais vitais como pressão arterial, batimentos cardíacos, respiração, saturação de oxigênio, temperatura corporal e nível de dióxido de carbono. Os equipamentos são instalados nos leitos dos pacientes. Já as centrais, com tamanho de 50 polegadas, reúnem os dados dos pacientes em uma única tela e estão situados em posições estratégicas, de fácil acompanhamento pelos profissionais de saúde.
Até então, o hospital Zilda Arns, além de não possuir sistema de monitoramento de monitores, contava com aproximadamente 70% dos monitores multiparâmetros alugados – agora são todos próprios. Dentre os benefícios do novo sistema é possível citar a melhoria na qualidade de cuidados na UTIs, o monitoramento contínuo, alertas e notificações constantes, registro e análise precisos de dados, melhoria na coordenação da equipe, aumento da eficiência e da segurança, diminuição na demanda operacional e cumprimento de requisitos regulatórios.
“A necessidade de implantar um sistema de monitoramento de monitores de UTI é baseada na melhoria da segurança do paciente, na detecção precoce de alterações clínicas, na otimização de recursos e pessoal, na análise de dados, na comunicação entre equipes e no cumprimento de requisitos regulatórios. Todos esses aspectos contribuem para um melhor atendimento e cuidado dos pacientes na UTI”, destaca o diretor executivo do IDEAS, Sandro Demetrio. “Agora todos os pacientes das UTIs são monitorados 24h por dia pelas centrais de enfermagem, proporcionando maior segurança a pacientes e funcionários”, ressalta Luiz Otávio Compasso, gestor de qualidade do hospital.