Os super-heróis do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma, voltaram a entrar em ação nesta quinta-feira, 25, de manhã. Batman, Capitã-América, Mulher Maravilha e outros ocuparam a sala de cirurgias do Hmisc para uma missão muito especial. Com capas dos super-heróis da ficção, a equipe formada pelo cirurgião Christian de Escobar Prado, a anestesista Cristiane, as enfermeiras Ana Flávia e Lisiane e os técnicos de enfermagem Jônatas e Rafaela Gomes realizaram o primeiro procedimento por vídeo e as primeiras cirurgias eletivas pediátricas do hospital.
“Mais um sonho realizado e compartilhado pela nossa equipe de cirurgia pediátrica, por vários colegas que estiveram ou estão conosco e pelos trabalhadores do Hmisc. Sempre quisemos oferecer aos nossos pacientes do SUS a tecnologia com tratamento minimamente invasivo, ou seja, a videocirurgia”, comemorou o doutor Christian em suas redes sociais. O Hmisc é administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Os atendimentos no Santa Catarina são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Foram realizados quatro procedimentos eletivos, um deles por vídeo. Dois pacientes de Cocal do Sul e um de Siderópolis fizeram cirurgia de postectomia, mais conhecida por circuncisão. Já o paciente da videocirurgia tinha 9 anos e é de Criciúma. Ele realizou operação para hiperidrose palmar, ou seja para tratamento do suor excessivo. A hiperidrose, explicou o doutor Christian, causa prejuízo social para os pacientes em fase escolar e é motivo de desconforto para as crianças.
Pela nova tecnologia, foi necessária apenas a abertura de dois pequenos orifícios de 3 milímetros cada para a realização do procedimento. “A videocirurgia diminui os cortes, as cicatrizes, as dores e acelera a recuperação dos pacientes”, ressaltou o cirurgião.
Referência
O novo Hospital Materno-Infantil Santa Catarina foi inaugurado em 1º de dezembro do ano passado. Com mais de 4 mil metros quadrados, a nova estrutura exigiu um investimento de cerca de R$ 6 milhões, desembolsados pelo Governo do Estado e pela prefeitura de Criciúma.
O Estado também assumiu o custeio mensal do Hospital Santa Catarina, em gestão realizada em parceria com o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas). A nova estrutura também consolidou a unidade como referência em atendimento materno-infantil no Sul de Santa Catarina. Dos novos leitos, 25 são da maternidade, seis na UTI neonatal, 25 na clínica da mulher, quatro de observação pós-anestésicos e 10 na unidades de cuidados intermediários.