O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma, promoveu terça-feira (4) à noite uma solenidade para celebração da conquista do Selo de Qualidade ONA pela instituição. A certificação foi confirmada em abril pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) na categoria Serviços Hospitalares. A cerimônia representou a entrega oficial do certificado para o hospital.
Para conquistar pela primeira vez o nível 1 da acreditação, a unidade superou os 70% da meta estipulada dos padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. Foram avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação. O reconhecimento tem validade de dois anos, até 2026, quando poderá ser renovado. A visita de certificação ao hospital foi realizada nos dias 20, 21 e 22 de março.
A celebração realizada no auditório Ruy Hulse, da Universidade do Extremo-Sul de Santa Catarina (Unesc), foi prestigiada, entre outros, pela gerente regional de Saúde, Moyra Lopes; pelo secretário municipal de Saúde de Criciúma, Deivid Freitas; a presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e prefeita de Urussanga, Saionara Corrêa; os vereadores Julio Kaminski, presidente da Comissão de Saúde do município, e Paulo Ferrarezi, além do ex-secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.
O Hmisc é administrado pelo IDEAS em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) desde dezembro de 2018, quando uma série de melhorias e expansão da unidade foi implantada no hospital. Atualmente, o hospital possui 125 leitos e é referência materno-infantil para o Sul do Estado.
A ONA é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, partindo da instituição a manifestação de interesse em ser avaliada. Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.