Começaram oficialmente na noite de terça-feira,3, os programas de residência médica que serão desenvolvidos no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc) em parceria com o curso de Medicina da Universidade do Extremo-Sul Catarinense (Unesc) e a Secretaria de Estado da Saúde, que administra o Hmisc em parceria com o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas). O programa envolve as áreas de Pediatria e de Ginecologia e Obstetrícia e tem duração de três anos.
O ato oficial de início dos trabalhos, realizado na Sala de Reuniões da Reitoria da Unesc, reuniu representantes das instituições envolvidas na parceria, os novos residentes, lideranças da universidade e representantes dos acadêmicos do curso de Medicina. Os candidatos aprovados em processo seletivo foram Ana Luiza Pereira Córdova e Stefani Zilli Mafalda, para o programa em ginecologia e obstetrícia; e Fabiane Rosa e Silva e Andressa de Marco Machado, para Pediatria.
“É com muita honra que represento o Ideas e a direção do Hmisc neste momento tão importante para a história do nosso Hospital Materno-Infantil Santa Catarina”, disse o diretor do hospital Santa Catarina, Cesar Magalhães, que participou da cerimônia. “O hospital ganha em qualidade e em credibilidade. E ainda teremos a possibilidade de transformação em um hospital de ensino, vinculado também ao MEC. Passaremos a ser uma unidade hospital também voltada à pesquisa e à extensão. A história dos programas de residência médica mostra que eles foram desenvolvidos para melhorar a qualidade do atendimento para o paciente e, ao mesmo tempo, incrementar a formação do profissional”, acrescentou.
Seleção
As inscrições para os programas foram abertas em fevereiro. Para a segunda etapa, com avaliação curricular e entrevista, foram convocados os 10 primeiros classificados na prova escrita em cada especialidade, ou seja, 10 para Pediatria e 10 para Ginecologia e Obstetrícia.
“Tenho absoluta certeza de que, por tudo o que temos aqui, já somos residências de excelência”, destacou a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta. “Ficamos muito felizes em estarmos aqui abrindo esse programa tão esperado. Estamos com o objetivo de fazer acontecer, de conhecer os caminhos juntos e dispostos a fazer isso porque acreditamos nessa residência, assim como quem acredita na Universidade que escolheu”, disse a residente Andressa de Marco Machado, em nome dos outros selecionados, que, é egressa do curso de Medicina da Unesc.
*Com a colaboração da Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing da Unesc