Não é de hoje que o Hospital de Caridade de Jaguaruna passa por problemas burocráticos, como processos na Justiça, falta das negativas, além da falta de manutenção na estrutura física.
Redação Folha Regional
Com uma dívida exorbitante no que se refere a encargos sociais, “o salvador de vidas” perdeu as forças e não consegue se salvar sozinho. Sem perspectivas de verbas nas esferas estadual e federal e com dívidas se arrastando ao longo dos anos, a busca por uma nova negociação, abrindo as portas para um atendimento de qualidade, se tornou um grande desafio.
Hoje, quinta-feira, 22, é um dia histórico para Jaguaruna, pois será assinado oficialmente o contrato entre o Conselho do Hospital e o Grupo Ideas, empresa que já está realizando reparos na Unidade Hospitalar desde o último dia 06 deste mês.
O presidente do Conselho, Carlos Alberto da Silva Vicente, acredita que vinda do Grupo Ideas para Jaguaruna será a melhor saída para que os trabalhos no Hospital possam continuar. “Esta terceirização com o Ideas era a única saída para resolver o problema do hospital. Vejo que já deveria ter sido realizada há muito mais tempo, só assim não acumulariam tantas dívidas”, ressaltou Carlos Alberto, que ainda completou. “Acredito que, gradativamente, o atendimento irá melhorar muito com esta nova gestão”.
Esta semana, a Unidade Hospitalar está passando por reformas no telhado, haja vista que devido às goteiras, muitos serviços estavam comprometidos. O assessor administrativo do Grupo Ideas, Luiz Tadeu Ouriques Branco, falou sobre as reformas que serão feitas em curto espaço de tempo. “Nós encontramos o hospital com muitas goteiras, portas e alguns locais internos bem danificados, sendo que a prioridade, neste momento, é a reforma do telhado. Depois estaremos vendo como resolver a parte interna, pois há forros e portas para serem trocados, depois nós daremos início à pintura”.
Sobre os serviços oferecidos à população, Luiz Tadeu disse que o básico será mantido e tão logo possam contratar novos profissionais, outros atendimentos também serão implantados. “Neste primeiro momento a gente vai continuar com o atendimento básico que já estava sendo realizado. Estamos conversando com um cardiologista e com um gastro, que em breve estarão vindo para Jaguaruna, para que possamos começar a implantar outros serviços. Pequenas cirurgias também estão sendo previstas. Porém, neste primeiro momento, precisamos resolver a questão estrutural, pois não há como trabalhar com a estrutura física do jeito que está”, explicou o assessor administrativo, que completou. “A população pode esperar do Grupo Ideas, melhoria no atendimento, qualidade e implantação de novos serviços”.
O prefeito de Jaguaruna, Edenilson Montini da Costa, salientou que a vinda do Grupo Ideas para o município será de grande valia. “Nós já estávamos prevendo que o nosso hospital não teria como sobreviver com tantas dívidas e com a falta das negativas. Não vimos outra solução, senão chamar uma empresa para administrar o hospital, que atende tanta gente aqui do nosso município e da região. Não tenho dúvidas de que o grupo fará uma ótima gestão, estamos torcendo para que isto aconteça, pois nossa população merece um atendimento eficaz”.
O ato de assinatura será realizado às 19h30min desta quinta-feira, 22, no Clube 1º de Janeiro, e contará com representantes do Grupo Ideas, autoridades políticas e representantes de associações, igrejas e clubes de serviços de Jaguaruna e região.
Sobre o Grupo Ideas
O Instituto Desenvolvimento Ensino e Assistência à Saúde – IDEAS – com sede em Florianópolis é uma empresa prestadora de serviços de gestão e assistência a? Saúde, sendo referência pelo seu diferencial nos processos de trabalho e resultados. Atua no Hospital Santa Catarina, em Florianópolis; no Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma; no Hospital Santo Antônio, em Itapema; e no Hospital Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul. Agora, passando também a atuar no Hospital de Caridade de Jaguaruna.
Fonte: http://www.folharegional.org/sa%C3%BAde/grupo-ideas-assume-oficialmente-o-hospital-de-caridade-de-jaguaruna-1.1979461