O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) está lançando nesta quinta-feira, dia 1º de abril, uma campanha de reforço e conscientização sobre a segurança do paciente Ideas. A campanha é sustentada pelas seis metas internacionais de segurança do paciente e será desenvolvida pelos próximos seis meses com uma série de atividades nas unidades administradas pela organização social em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, no Paraná e no Rio de Janeiro.
O movimento começa em abril, mês da Segurança do Paciente no Brasil, e se encerra em setembro, quando, no dia 17, comemora-se o Dia Mundial da Segurança do Paciente. “Neste período vamos trabalhar ações de promoção da segurança do paciente de maneira institucional, a partir do plano de segurança do paciente Ideas”, destaca Rodrigo Massaroli, gerente de Qualidade e Produção do Ideas.
Além de materiais visuais, serão desenvolvidas ações educativas com as equipes assistenciais das unidades a fim de promover a adequação dos protocolos locais de segurança do paciente. A cada mês, uma das metas consagradas internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) serão desenvolvidas.
O tema de abertura é “Identificação Correta do Paciente”. A meta 1 tem o objetivo é evitar falhas no processo de identificação dos pacientes, que podem causar erros graves, como a administração de medicamentos e cirurgias em pacientes “errados”. Recomenda-se utilizar pelo menos, duas formas de identificação do paciente, por exemplo, nome completo e conferência da pulseira de identificação. Nos meses seguintes serão abordadas melhorias na comunicação entre profissionais de saúde e na segurança, no uso e na administração de medicamentos, a realização de cirurgias em locais de intervenção, procedimentos e pacientes corretos, a necessidade de reforçar a higienização das mãos para evitar infecções e a importância de reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.