O Hospital Municipal Santo Antônio, administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com a prefeitura de Itapema, iniciou na sexta-feira, 4, um mutirão de cirurgias ginecológicas que vai beneficiar cerca de 120 mulheres da cidade.
Dentre os procedimentos estão de períneo, útero, vagina, ovário e bexiga. Somente na sexta-feira foram realizadas três colpoperineoplastia (vagina e períneo); uma cistocele (bexiga) e uma ooforectomia (retirada de ovário) pelo doutor Nicolau Fernandes Kruel. Algumas pacientes da fila aguardam pelo procedimento desde 2009. Todas as beneficiadas já passaram pela avaliação pré-operatória e gradualmente serão encaminhadas ao centro cirúrgico. “Foi um presente de Deus ser chamada para fazer essa cirurgia. Não tenho o que reclamar, todo o atendimento está sendo maravilhoso. Estou muito muito feliz”, contou Ivonete Ferreira Francisco.
Os pacientes e seus acompanhantes agora também são recebidos com mais conforto no hospital. Na semana passada chegaram nove poltronas novas para a Emergência e seis para acompanhantes.Um investimento de R$ 6 mil, contou o diretor Ricardo Prazeres. “É mais dignidade e qualidade no atendimento que estamos oferecendo. Se estamos ofertando novos serviços, como o mutirão ginecológico, temos de também oferecer mais conforto nas nossas instalações”, comentou o diretor.
Administrado há pouco mais de um ano pelo Ideas, o Hospital Santo Antônio possui atualmente 20 leitos para internação e outros 15 para a observação.