O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), organização social sem fins lucrativos com sede em Florianópolis (SC), completa quatro anos de atividades em gestão de saúde neste sábado, dia 18. O Ideas foi fundado pelos médicos anestesiologista Roberto Benedetti e cardiologista Julhano Capeletti, com o auxílio jurídico do advogado Leandro Barros. O sonho de oferecer mais do que a ausência da doença, mas um trabalho abrangente de oferta de maior qualidade em serviço de saúde somou-se a outros sonhos e virou realidade. A organização social hoje emprega 1.104 profissionais, está presente em quatro estados brasileiros e é responsável pela gestão de 10 unidades e sistemas de saúde.
Desde aquele dia em que os dois médicos sonharam em colocar em prática o projeto que previa uma gestão eficiente na saúde quase 2 milhões de pacientes foram atendidos (1.818.656), desde a atenção básica até a alta complexidade. Neste período ocorreram 4.977 mil cirurgias; foram encaminhadas 14.111 mil internações e realizados 4,8 mil partos. O Ideas administra serviços e unidades de saúde, entre hospitais e UPAs, em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro.
Desafios
Humanizar é uma expressão de difícil conceituação diante de um mundo onde as relações cada vez mais são mediadas pela tecnologia. Quando falamos de humanização no atendimento hospitalar é ainda mais difícil. “Para nós do Ideas, porém, humanização no atendimento hospitalar não é conceito e não é expressão: é desafio aceito e praticado diariamente em cada uma das unidades hospitalares e ambulatoriais administradas por nossas equipes”, destaca o superintendente do Ideas, Sandro Demetrio.
“Nesse cenário de humanização em saúde, o diagnóstico é facilitado e o médico responsável pode dar atenção ao histórico do paciente em vez de analisar resultados apenas no momento do atendimento”, completa o Sandro Demétrio. “Em parcerias com Estado e municípios estamos conseguindo oferecer serviços de saúde de melhor qualidade para a população”, ressalta.
De acordo com Demetrio, pesquisas recentes têm mostrado a saúde como principal preocupação das pessoas, ficando atrás, em algumas situações ou países, apenas de questões econômicas de sobrevivência, como desemprego e renda insuficiente. Esta relevância faz com que a política, ações e serviços de saúde assumam, cada vez mais, importância na agenda das sociedades contemporâneas. “Esta sempre foi a visão e a missão do Ideas. E estamos no caminho certo”, comemora.