Com um brinde de leite, foi oficialmente inaugurado na quinta-feira, 29, o banco de leite humano do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, administrado pelo Ideas em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde em Criciúma, no Sul de Santa Catarina. Apesar de estar em atividade há duas semanas, a abertura oficial foi realizada agora para coincidir com a 1ª Jornada de Incentivo à Amamentação e encerrar a programação do Agosto Dourado no hospital.
Batizado de Banco de Leite Humano Dr. Dino Gorini, em homenagem ao primeiro médico obstetra da instituição, a estrutura tem capacidade para armazenar até 190 litros de leite. A inauguração ocorreu à tarde e logo depois foi realizada na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) a 1ª Jornada de Incentivo à Amamentação, que contou com palestras de incentivo à amamentação e à doação de leite humano para o hospital.
O banco de leite do Santa Catarina é o 13º do Estado e integra a Rede Brasileira de Leite Humano, composta agora por 220 unidades. Quatro mães já estão cadastradas, com doação ativa e leite sendo coletado. Toda mãe que estiver em período de lactação e com os exames sorológicos negativos poderá ser uma doadora. “Para ser uma doadora, o primeiro passo é fazer um cadastro junto ao banco de leite. Posteriormente passará por avaliação e exames sorológicos. Também receberá informações e treinamento sobre a forma de coleta e o armazenamento”, explica a nutricionista Tamilis Borges, que coordena os trabalhos na unidade.
Após o congelamento, o leite cru poderá ficar armazenado por até 15 dias. O leite da mãe doadora será recolhido em casa pelo banco de leite em temperatura controlada, para após entrada na unidade iniciar as análises de controle do líquido doado. “Nos próximos dias devemos começar este processo”, observa Tamilis. O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) e faz atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
#Ideas #HospitalMaternoInfantil #SantaCatarina #BancodeLeiteHumano#Criciúma