O Hospital de Caridade de Jaguaruna (HCJ) começa na próxima segunda-feira, 24, a fazer as consultas pré-operatórias destinadas à realização dos primeiros procedimentos no novo centro cirúrgico da unidade. A ação vai marcar os dois anos de gestão do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) à frente do HCJ. O contrato com a prefeitura foi assinado no dia 22 de junho de 2017.
A previsão da diretora do Hospital de Caridade, Débora Costa, é que a primeira cirurgia seja realizada na segunda quinzena de julho. O centro cirúrgico do HCJ estava fechado há mais de 10 anos e a sua reabertura, todo reformado e com novos equipamentos, foi uma das ações desenvolvidas pelo Ideas à frente do hospital nos últimos 24 meses.
O HCJ está habilitado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer cirurgias eletivas de hérnia e vesícula. Inicialmente, a unidade está capacitada a fazer 30 consultas por mês e poderá atender pacientes de toda a região. As cirurgias serão realizadas após a regulação do SUS aprovar os procedimentos. Ou seja, o paciente fará a consulta e levará o laudo médico para seu município de origem, onde precisará receber a autorização para a operação, explica a diretora Débora.
Avanços
O contrato entre a prefeitura e o Ideas para gestão do HCJ foi assinado em prestigiada cerimônia realizada no Clube 1º de Janeiro no dia 22 de junho de 2017 à noite, porém desde o dia 6 daquele mês o Ideas já começava a realizar melhorias na unidade.
Na época, o hospital apresentava várias goteiras e uma estrutura muito danificada. Naquele momento, a prioridade foi a reforma do telhado. Mais adiante, o trabalho foi direcionado à parte interna, com pinturas, novas acomodações, trocas de forros e aberturas e novos aparelhos de ar-condicionado entre outras benfeitorias desenvolvidas com apoio do Poder Público, da comunidade, da iniciativa privada e de grupos de voluntários. “Quando o Ideas assumiu, o hospital não tinha sequer a documentação necessária para operar, apesar dos mais de 50 anos de fundação”, lembra o conselheiro do Ideas, Roberto Benedetti.
Humanização
Nestes dois anos sob gestão do Ideas, mesmo sem maternidade até partos de emergência o Hospital de Caridade fez. Foram dois, ambos no dia 25 de maio, quando a cidade estava praticamente isolada por causa do excesso de chuvas que provocaram alagamentos e a interdição da ponte no principal acesso a Jaguaruna. “Muitos funcionários tiveram de dormir no hospital”, lembra a diretora Débora Costa.
Na madrugada daquele dia nasceu o menino Miguel Dort Amaral, filho de Kailayne da Silva Dort. O parto foi feito na sala de emergência. No sábado à tarde, a mobilização dos funcionários garantiu o segundo parto de emergência em menos de 24 horas. Quem veio ao mundo foi Pedro Paulo, filho de Jaqueline dos Santos Borges. “São ações como aquelas que nos fazem valorizar cada vez mais a força e a dedicação dos nossos funcionários”, resume a diretora Débora, que assumiu a função este ano.
“Para nós do Ideas, humanização no atendimento hospitalar não é conceito e não é expressão: é desafio aceito e praticado diariamente em cada uma das unidades hospitalares e ambulatoriais administradas por nossas equipes. E no Hospital de Caridade de Jaguaruna não poderia ser diferente”, ressalta o conselheiro Benedetti.
Principais ações:
Troca de portas
Instalação de aparelhos de ar-condicionado
Instalação de grupo moto gerador
Reforma emergencial no telhado
Reforma do Centro de Material Esterilizado (CME)
Reforma do forro interno
Reformas de quartos da internação clínica
Reforma de sistema de tratamento de esgoto
Reforma da recepção SUS
Reforma da recepção e consultórios particulares
Reforma completa do Centro Cirúrgico
Reforma da lavanderia (infraestrutura e equipamentos)
Reforma da sala de observação, incluindo colocação de poltronas
Reforma do refeitório dos funcionários
Implantação da Sala Estabilizada
Aquisição de respirador
Troca do enxoval