O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), organização social com atuação na área da saúde e sede em Florianópolis (SC), vai assumir, em parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro, a gestão dos hospitais estaduais Roberto Chabo, na cidade de Araruama, e Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias. O resultado do processo licitatório foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro nesta segunda-feira, dia 18.
O Ideas também administra no Rio de Janeiro os hospitais Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda; João Batista Cáffaro, em Itaboraí; Alberto Torres, em São Gonçalo; a UPA do Colubandê, também em São Gonçalo, e a UPA Infantil e Samu de Angra dos Reis. Neste ano assumiu o Hospital Estadual Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu. Além disso, o Ideas também administra unidades e sistemas de saúde no Rio Grande do Sul (Gravataí e São Leopoldo) e Santa Catarina (Florianópolis, São José, Jaguaruna, Palhoça e Criciúma).
Inaugurado em 18 de dezembro de 1998, o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes atende, principalmente, pacientes da Baixada Fluminense e do município do Rio de Janeiro. Localizado na Rodovia Washington Luiz, em Duque de Caxias, a unidade conta com aproximadamente 3,5 mil profissionais do Sistema Único de Saúde e tem como principais linhas de cuidado o trauma, urgência e emergência adulto e pediátrico e maternidade de alto risco.
Já o hospital Roberto Chabo hoje conta aproximadamente com 300 colaboradores. A unidade recebeu este nome em homenagem ao médico Roberto Chabo, um dos ícones do movimento pela reforma sanitária brasileira, falecido em 2007 no Rio de Janeiro. Também conhecido como Hospital Regional de Araruama, é referência em atendimento para cerca de 1,1 milhão de pessoas de nove municípios, cobrindo a Região dos Lagos e a Baixada Litorânea do Rio de Janeiro.